Número geral
(+351) 214 329 410

Localização
Morada e direções

Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas

O Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas é dirigido a dependentes de substâncias psicoativas (cocaína, heroína, cannabis, ecstasy, novas substâncias de síntese - substâncias vendidas nas smart-shops,…). Este Programa destina-se a pessoas que estejam motivadas para suspender consumos (parar de consumir) ou que em situação de crise apresentem critérios para intervenção (Ex: perturbações ansiosas, depressivas e psicóticas simultâneas aos consumos de substâncias psicoativas.).

O processo é iniciado com uma avaliação inicial, efetuada por um Médico Psiquiatra, onde é elaborado um Plano terapêutico Individualizado que dará origem ao tratamento em regime de ambulatório ou de internamento.


Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas

O Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas visa atingir os seguintes objetivos:

1. Aquisição e manutenção da abstinência,
2. Criação de autonomia e reabilitação social,
3. Desenvolvimento e maturação psicológica.
4. Aquisição de estratégias de prevenção de recaída

De acordo com a indicação clínica e as necessidades individuais, o Hospital Monsanto oferece os seguintes Programas de Tratamento:

Programa de Tratamento em Ambulatório

O tratamento consiste no acompanhamento através de consultas de psiquiatria, a realizar, inicialmente, uma vez por semana e, posteriormente, espaçando a sua periodicidade. O tratamento recorre também ao acompanhamento psicoterapêutico, à psicomotricidade e aos grupos terapêuticos, estando a sua frequência definida no plano terapêutico individualizado.

Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas em internamento: Nos casos em que não é possível efetuar a desabituação em regime de ambulatório ou nos casos em que existe patologia psiquiátrica em simultâneo, a clínica dispõe de um tratamento em regime de internamento com duração que poderá variar entre 7 a 28 dias, com intervenção farmacológica sob orientação médica e psiquiátrica, intervenção psicológica, de enfermagem e psicomotricidade. A sua continuidade é assegurada pelo Programa de Tratamento em Ambulatório ou por Internamento Prolongado em Comunidade Terapêutica, em articulação com outras instituições.


Programa de Desabituação Física do Consumo de Substâncias Psicoativas em internamento

Os Programas têm uma Intervenção de orientação cognitivo-comportamental, com recurso a psicoterapia individual e em grupo, expressão emocional, psicomotricidade, aquisição de estratégias de prevenção de recaída.

Todos os tratamentos são assegurados pelo Hospital Monsanto, com recurso às várias valências e serviços da Clínica: Consultas Psiquiatria e de Psicologia, individuais ou em grupo, Hospital de Dia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Grupo de Pós Alta.