Número geral
(+351) 214 329 410

Localização
Morada e direções

Tratamento de Perturbações Alimentares – Anorexia e Bulimia

Os Distúrbios do Comportamento Alimentar (anorexia, bulimia e obesidade), são cada vez mais frequentes em diferentes fases do ciclo da vida e têm consequências físicas e psicológicas graves. O Hospital Monsanto possui um Programa de Tratamento destas perturbações, que permite fornecer ao doente ferramentas de apoio à recuperação e à manutenção de um estilo de vida mais saudável. Este tratamento intensivo é feito em regime de internamento entre 21 e 28 dias, utilizando o modelo terapêutico de Promoção de Saúde Mental, que inclui psicoterapia emocional.

O tratamento funciona de acordo com quatro áreas de intervenção:

1. Área médica atribuída ao Prof. Doutor Domingos Neto e ao Dr. Francisco Henriques, que se ocupam do tratamento medicamentoso. Os médicos estão em presença por um período adequado durante cinco ou seis dias por semana, ficando em regime de contacto nos intervalos.
2. Área de enfermagem, com uma equipa de serviço 24 horas por dia.
3. Área Psicossocial, constituída pelo Prof. Doutor Domingos Neto, Dr. Francisco Henriques e Psicólogo Clínico.
Esta área ocupa-se das atividades terapêuticas do internamento nomeadamente na realização e orientação dos grupos terapêuticos, psicoterapia emocional de grupo, palestras educativas, leituras e trabalhos terapêuticos, conferências e sessões de informação com famílias e sessões de relaxamento. O programa prevê também o acompanhamento e transporte às reuniões de adictos a Comida Anónimos.
4. Área de Nutrição Clínica, com uma nutricionista que intervém nas orientações dietéticas durante o tratamento.. .


Tratamento de Perturbações Alimentares – Anorexia e Bulimia